terça-feira, 27 de agosto de 2019

A MUDANÇA NA NOMENCLATURA DOS DEDOS DA MÃO

Eu era pequeno, lá em Seival, e minha mãe me ensinava os nomes dos dedos da mão.
Começava pelo menorzinho: Este é o Minguinho. Depois o Seu Vizinho, o Pai de Todos, o Fura-bolos e o Mata-piolho.
Hoje, quando o tempo já borrifa com a neve a minha barba e os meus cabelos, e já não tenho minha querida mãe há 20 anos, olho meus dedos e observo outros nomes sendo utilizados à minha volta. Já não há mais o tom lúdico e a doçura infantil dos apelidos da infância.O dedo mínimo é usado para limpar ou coçar o ouvido. O anelar esquerdo mantém a aliança cada vez por menos tempo. O indicador não fura mais alimento como na travessura infantil e é usado como o dedo duro do alcaguete. O polegar não trucida mais o inseto. E o Pai de Todos é usado no trânsito para mandar àquele lugar quem ousar fazer qualquer crítica ao mau motorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)