terça-feira, 31 de agosto de 2010

DECIFRANDO A LETRA DO CANTO ALEGRETENSE

Uma das músicas gaúchas mais famosas, o Canto Alegretense tem tido regravações por um número incontável de intérpretes e em vários idiomas. Para satisfazer a curiosidade de quem não conhece o linguajar campeiro, decidi decodificar a letra da música composta por Euclides Fagundes Filho, o Bagre, e o irmão dele, Antônio Augusto Fagundes.



Não me perguntes onde fica o Alegrete (1)
Segue o rumo do teu próprio coração
Cruzarás pela estrada algum ginete (2)
E ouvirás toque de gaita e violão
Pra quem chega de Rosário (3) ao fim da tarde
Ou quem vem de Uruguaiana (4) de manhã
Tem o sol como uma brasa que ainda arde
Mergulhado no Rio Ibirapuitã (5)
Ouve o canto gauchesco e brasileiro
Desta terra que eu amei desde guri
Flor de tuna, camoatim de mel campeiro
Pedra moura (6) das quebradas do Inhanduy (7)
E na hora derradeira que eu mereça
Ver o sol alegretense entardecer
Como os potros vou virar minha cabeça
Para os pagos no momento de morrer
E nos olhos vou levar o encantamento
Desta terra que eu amei com devoção
Cada verso que eu componho é um pagamento
De uma dívida de amor e gratidão...






1) Alegrete é um município localizado na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul às margens do Rio Ibirapuitã. Está localizada a 506 quilômetros de Porto Alegre. Tem uma população de 84.338 pessoas, conforme o censo do IBGE mais recente. Foi a terceira capital farroupilha, de 1842 a 1845.
2) Ginete: quem é bom cavaleiro, que sabe andar bem a cavalo, cavalariano, domador de cavalo, que participa de gineteadas (concursos de doma).
3) Rosário do Sul, cidade localizada 105km a leste de Alegrete. Por isso, quem chega de Rosário a Alegrete no fim da tarde vê o sol se pondo sobre o Rio Ibirapuitã.
4) Quem vem de Uruguaiana (cidade localizada na fronteira com a Argentina, a oeste de Alegrete) de manhã vê o sol nascendo sobre o Ibirapuitã.
(5) Ibirapuitã: rio que banha o Alegrete. É afluente do Rio Ibicuí e nasce em Santana do Livramento.
Foto de Aline Coimbra

(6) Flor de tuna: Flor de um tipo de cáctus.
(7) Camoatim: É uma espécie de abelha ou vespa, que existe na região da Campanha. É de cor preta e mede cerca de 11 mm de comprimento com dois traços amarelados transversais. Além de camoatim, também existe a lichiguana, que igualmente produz mel.
(8) Pedra moura: Tipo de pedra existente na Campanha, geralmente na margem de rios. É chamada de moura devido à cor escura. A relação com o nome deve provir da lembrança da época em que os árabes (mouros), de cor escura, dominavam
a península ibérica.

(9) Inhanduy: Rio em cujas margens surgiram as primeiras casas do que viria a ser o Alegrete. A capela existente no local acabou sendo incendiada em 1814, e a população se mudou para as margens do Ibirapuitã, onde está localizada hoje a cidade.


23 comentários:

  1. Muito legal, obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
  2. HAHAH só quem é do Sul poderia entender, sério muito mas muito MASSA!

    ResponderExcluir
  3. O Guri do Uruguaiana, que faz todo um show em cima do Canto Alegretense, ironiza dizendo que a letra é "facílima" de entender. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Sensacional essa explicação. Principalmente: sem frescura

    ResponderExcluir
  5. Achei muito boa a explicação! Sempre tive interesse em entender a letra e saber o que era inhanduy.

    ResponderExcluir
  6. Boa a explicação , mas para complementar informo que o rio inhandui tem esse nome por ser o rio da emas i = rio nhandu = ema.

    ResponderExcluir
  7. Como os potros vou virar minha cabeça
    Para os pagos no momento de morrer.
    Que são pagos?

    ResponderExcluir
  8. Não sou gaúcho mas gosto demais da conta dessa bela canção! Só quem é gaúcho poderia entender tal letra sem ajuda do googlo! Sempre ouço tomando chimarrão! Cultura RS

    ResponderExcluir
  9. Airtom Imóveis, muito obrigado duplamente: por acessar o blog e por acrescentar esse detalhe que me passara despercebido. Innhanduy é mesmo rio das emas na língua tupi-guarani. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, anônimo. Pago para o gaúcho, significa rinchão, terra natal, lugar de nascimento ou de vivência. Os que não conhecem o linguajar gaúcho estranham, como aquele vivente que ouviu falar em uma música gaudéria com título de Deixo o pago. Sem saber que significava querência, achou que o autor havia saído do Rio Grande do Sul e deixou tudo pago. rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Sou do RN, sou fã da cultura gaucha. Sempre ouço esse hino principalmente na voz do Gaucho da Fronteira.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada pelas informações! Valeu.

    ResponderExcluir
  13. Guri de Uruguaiana e o Licurgo são personagens muito fofos. O Guri interpreta essa música e através dele que conheci a tradição gaúcha.

    ResponderExcluir
  14. o gaucho e um potro selvagen que nao se doma se nao souber fazer com sabedoria.humildade e respeito.temos o orgulho da terra fincado no peito.

    ResponderExcluir
  15. Excelente decodificação. Amei. Demorei para entender a palavra camoatim. De resto tudo certo para mim. Adoro o linguajar gaúcho. Estou dedicando-me a escrever assim em meus textos. Valeu. Maria Luiza Paim Paganella.

    ResponderExcluir
  16. Saudades do meu Alegrete , da época em que eu estudava no primário no colégio Farroupilha e que cantávamos em sala de aula o Canto Alegretense !

    ResponderExcluir
  17. Bagre Fagundes, um dos autores do Canto Alegretense, pediu para avisar que é Ibirapuitã, o nome do rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço ao Blog do Efig e ao grande amigo Bagre Fagundes pelo aviso de um cochilo meu em uma das vezes que grafei o nome do Rio Ibirapuitâ. Perdão pelo descuido. Já consertei. Abraços.

      Excluir

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)