sábado, 2 de junho de 2012

A ORIGEM DA EXPRESSÃO "CAPAZ" USADA PELOS GAÚCHOS

Os habitantes do Rio Grande do Sul falam uma expressão bastante interessante.  Quando querem expressar a ideia de que não farão absolutamente algo determinado ou que não vão se chatear com algo dito pelo outro dizem: Capaz!!  Não tenho nenhuma base científica para o que vou afirmar, mas enfim!  Para mim, a origem desse termo está baseada no fato de que os brasileiros, os outros não sei, costumam encurtar as palavras. Não sei se é por praticidade, pressa ou o quê, mas expressões que começam mais compridas, tendem a serem sincopadas. Um exemplo disso é o termo bá, que o gaúcho começou a usar para dizer que ficou impressionado ou admirado e agora usa para qualquer coisa, principalmente no início de frases. Tudo começou com ‘mas que barbaridade isso”, depois ficou “mas que barbaridade’,  foi encurtando para “que barbaridade” depois, “mais bá” e por último bá, que muitos grafam,não sei por quê, bah.
Voltando ao “capaz”, acredito que alguém com muito carisma pronunciou a expressão “não há a menor capacidade de eu fazer isso (ou de que isso aconteça). Daí foi passando para “não seria capaz de fazer isso”, passando para  um tom de ironia “eu seria bem capaz de fazer isso!” e “é bem capaz que eu vou fazer isso (ou que isso aconteça)!”, chegando finalmente em “capaz!”. Isso tudo pode não ter sido exatamente como digo já que não encontrei nada, por enquanto, nos livros antigos. Convenhamos porém, que faz sentido. Ou não? Se alguém com alguma informação sobre isso puder me ajudar, eu ficarei grato. Se me criticarem, capaz que eu vou me ofender.
       Para não ficar só no Rio Grande do Sul, observo que a palavra forró, dizem, seria uma abreviação de forrobodó, que significa confusão. Também não sei se é verdade porque há uma outra variante, lenda ou não, de que a origem teria sido na estada de engenheiros britânicos em Pernambuco encarregados da construção de uma ferrovia no início do Século XX. Eles frequentavam bailes populares e observavam que os locais eram abertos para todos, “for all”. Dessa  pronúncia atrapalhada dos nordestinos, teria surgido o forró.         

7 comentários:

  1. Capaz que tu pensa assim? Acho que faz sentido!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Recife falamos: - Bem capaz...

    Saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No RS bem capaz significa de jeito nenhum, nem `a força. Capaz no RS demonstra espanto

      Excluir
  3. No mаtter whether you haѵe a ԁaгk ѕkin tonе or а pretty lіght а singlе, thіѕ solution is going to be capablе to asѕistance you reach
    уour taгget аnd loοk gгeat in what ωill seem like
    no time аt all.

    Ηere is mу ρage - click Here.

    ResponderExcluir
  4. em minas a gente usa o capaz tambem!

    ResponderExcluir
  5. Wonderful web site. A lot of useful info here.
    I am sending it to several pals ans additionally sharing in delicious.
    And of course, thank you on your sweat!

    Here is my webpage :: web designing ()

    ResponderExcluir

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)