domingo, 2 de fevereiro de 2020

HOJE É UMA DATA PALÍNDROMO. SABE O QUE ISSO SIGNIFICA? NADA, ALÉM DA CURIOSIDADE

   Alguns leitores estranharam, ao ler, no cabeçalho deste blog, os itens aos quais Vidacuriosa se dedica, especialmente o termo "palíndromo", ao qual não tenho contemplado quase nada no acervo. Palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades, em número ou letras, que possa ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita. Palindromo vem do grego: palin (novo) e dromo (percurso).
      Aproveitei este tema porque a data de hoje é um palíndromo: 02/02/2020. Tanto da direita para a esquerda, a sequência que dá é a mesma. O palíndromo mais famoso que conheço é "Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos". Seria um palíndromo mais perfeito se não tivesse um hífen, mas não deixa de ser. Na verdade, os palindromos devem ser lidos sem considerar acentos nem espaços.
     Ao comentar a curiosidade de estarmos em um ano palíndromo, perguntei a uma colega se ela teria algum exemplo para me dar. Ela pensou um pouco, olhou pro teto, coçou a cabeça e respondeu: Ah, eu tenho um: ovo.

A seguir, outros palíndromos curiosos, publicados no blog Toda Matéria, da professora Márcia Fernandes, professora licenciada em letras)

"Anotaram a data da maratona"
"Luza Rocelina, a namorada do Manuel, leu na moda da romana: "anil é cor azul".
"O romano acata amores a damas amadas e Roma ataca o namoro"
"Seco de raiva, coloco no colo caviar e doces."
"Aibofobia é um palíndromo. Sabe o que significa? É o medo de palíndromos" 
E até o papa poeta é.
Arara rara.
"A gorda ama a droga."
"A base do teto desaba."
"Assim a aia ia a missa"
A Rita, sobre vovô, versos atira"
"O galo ama o lago"
"Oto come mocotó"
'O pateta ama até tapa"
"O lobo ama o bolo".

Millôr Fernandes faz um palíndromo perfeito, há algum tempo, como se estivesse adivinhando os tempos atuais de corrupção: "A mala nada na lama".


A data palíndromo de 02/02/2020, também conhecida como capicua (origem catalã que significa cabeça e cauda) é a última neste século 21. A anterior ocorreu em 20/02/2002. O próximo ocorrerá em 22/02/2022. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)