terça-feira, 23 de julho de 2019

LEMBRANÇAS DOS 50 ANOS DA CHEGADA DO HOMEM À LUA

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, noite e atividades ao ar livre
Em 1969, a nave Apolo 11 transportou Neil Armstrong, Aldrin e Colin para a investigação in loco do satélite da Terra 
     O dia 20 de julho estava terminando, completei minhas as tarefas no sábado e consegui marcar por aqui uma data importante. Olhei para o céu e não a vi. Mesmo assim recordo que, há exatos 50 anos, o Homem pisou na Lua. Lembro bem daquele dia. Esse fato completa o mesmo número de anos desde que viajei da minha terra natal, Bagé, para este misterioso planeta, Porto Alegre, a bela capital do Estado.
     Neste nosso Brasil cheio de dúvidas, sei de muita gente que não acredita que os norte-americanos chegaram à Lua. Li muitos argumentos que indicariam uma farsa, como a ausência de estrelas nas imagens, bandeira tremulando sem que exista vento na superfície da Lua e a tomada de imagem da pisada de Neil Armstrong a partir do satélite natural da Terra, e uma farsa para ganhar dos russos na corrida espacial. Li também os argumentos que explicam as desconfianças e garantem que os EUA estiveram na Lua, aonde pretendem voltar em 2024. O que não li é que, se minha memória não falha, Armstrong, Aldrin (Buzz) e Michael Colling dialogavam em tempo real com Houston, apesar da distância entre o planeta e seu satélite natural. Se eu descobrir que a memória me traiu, conto aqui e suprimo essa parte. É que noto que até hoje as televisões, pelo menos as brasileiras, trabalham com delay de cerca de 5 segundos nos diálogos entre repórteres e âncoras, para distâncias não muito grandes.
    A questão da disputa com a Rússia ajuda na teoria da realidade. Os russos estavam ganhando a corrida, com Yuri Gagarin, o primeiro homem no espaço, mas os americanos viraram o jogo com a conquista da Lua. Se fosse uma farsa, os russos não descobririam e não botariam a boca no trombone? Naquele tempo, não havia VAR, mas os russos teriam conhecimentos científicos para desfazer falcatruas.
De qualquer forma, foi um acontecimento fantástico.

Um comentário:

  1. Creio que foi uma farsa, tanto dos Russos quanto dos americanos. Não tinhamos tecnologia para viajar 400 mil km fora da órbita terrestre.A invenção do computador tinha pouco mais de 30 anos. Particularmente até hoje não acredito que temos tecnologia para ir e voltar saindo da atmosfera. Os satelites por exemplo, saem e não voltam.

    ResponderExcluir

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)