domingo, 26 de janeiro de 2020

THE VOICE E A MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL

Pra começo de postagem, quero dizer que curto muito o The Voice Kids. Infelizmente nem sempre consigo assistir integralmente ao programa. Mesmo assim, não posso deixar de fazer uma crítica construtiva: gostaria de ver músicas do Rio Grande do Sul no repertório dos participantes. Não estou pedindo para cantarem obras do Teixeirinha ou do Gildo de Freitas, que surtariam os produtores, jurados e boa parte do público. Mas há algumas que se encaixariam no programa como Asa Morena, do Zé Caradípia, gravada pela Zizi Possi,  algumas do Lupicínio Rodrigues, Cordas de Espinho, do poeta Luiz Coronel, e mais recentes como do Humberto Gessinger. Não faço uma crítica geral à Globo e posso dizer que fiquei feliz quando a novela Bom Sucesso colocou, na sexta-feira, personagem declamando uma poesia do gaúcho Mario Quintana.
Isto aqui não é chororô de bairrista. É apenas uma questão de justiça. Fico muito feliz quando ouço músicas nordestinas, especialmente as baianas no programa, ou de qualquer outro estado. Não sei se são os participantes que preferem cantar músicas bem mais conhecidas, algumas nem tanto, ou se é a produção que alija as músicas gaúchas. O próprio gauchinho que ganhou um dos programas se apresentou pilchado, mas cantou Beijinho Doce, música sertaneja. Até nas entrevistas repetiu o Beijinho, quando poderia aproveitar para mostrar a nossa música. Mas sinto que o Rio Grande do Sul é prejudicado e esquecido talvez por estarmos aqui no garrão do Brasil, tão longe do centro do país. Mas isso não faz sentido já que a Globo é nacional e seu produto consumido por todos os brasileiros, inclusive os gaúchos.
P.S. Tudo o que eu disse vale para o The Voice adulto


Pra Ser Sincero-Humberto Gessinger
Cordas de Espinhos-Luiz Coronel-M.A.Vasconcelos
Asa Morena-Zé Caradípia-Zezé Possi
Cadeira Vazia-Lupicínio-Elis Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)