sábado, 18 de janeiro de 2020

RE(DES)CONSTRUINDO OS DITADOS ANTIGOS

A ocasião faz o ladrão

Essa frase parece te sido criada por advogados de defesa dos amigos do alheio. Para mim, o ditado correto seria: "O ladrão se aproveita da ocasião". Para quem não é ladrão, não importa se a porta está aberta, se a janela está destrancada, se a chave do carro está na ignição. Na verdade, os ladrões, os estelionatários, os assaltantes vivem buscando ocasiões, oportunidades, chances de cometer seus crimes. Os criminosos se aproveitam da ocasião, da fraqueza das vítimas. No caso dos vigaristas, dos estelionatários de plantão, eles se aproveitam-se não só da ingenuidade das vítimas como também do egoísmo de algumas delas e do seu espírito de levar vantagem em tudo e sobre os outros.
Não há um tipo único de ladrão, nem um único motivo para a existência dele. Há ladrões que se criam pela necessidade. Mas esse é um ladrão eventual que não segue roubando quando cessa a sua dificuldade a não ser que, além da necessidade, ainda tenha falha de caráter. Há ladrões que surgem devido à desigualdade social. Isso não abrange todos os casos, já que existe um grande número de ladrões ricos, que cometem delitos mesmo sendo integrante da parte mais abonada da sociedade, alguns descendem de famílias abastadas, outros são políticos que ganham altos salários. Para esses, a explicação é o egoísmo, que se verifica em ricos ou pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)