sábado, 23 de maio de 2020

RELATO DE UM COMBATE CONTRA A DIABETES

Explicação do editor

Não gosto muito de postar coisas pessoais, nem curto ler, em outros blogs, assuntos íntimos, a não ser que sejam curiosos, compatíveis com o título deste espaço. Se for o caso de ajudar alguém, faço esta exceção e vou em frente.


        Recentemente descobri que estava com diabetes, essa doença que atinge tanta gente e que está diretamente ligada ao fator genético ou ao tipo de alimentação. Não me recordo de alguém da família que também tivesse tido altos níveis de glicose no sangue. Soube que minha tia-avó Orphila Nunes Ponsati, irmã por parte de pai do meu avô paterno Anaurelino, teve diabetes. É até teve que amputar uma perna. Mas não tenho informações sobre algum outro caso.
        O outro motivo faz bem mais sentido. Além de não gostar de hortaliças, nunca me preocupei em controlar o açúcar. A quantidade desse adoçante natural que eu botava no café era descomunal. No fundo da xícara, ficava sempre um montinho daquela calda. Eu misturava arroz com massa, nem tinha noção do mal que estava fazendo ao meu metabolismo.
 Minha inconsequência e despreocupação era tanta que eu me atirava aos refrigerantes todo dia. E, pior, tomava com exagerada frequência aqueles sucos em pacotinhos por serem muito baratos3. Era natural que eu adquirisse diabetes.
 Foi o que eu descobri após uma consulta médica e um exame clínico. Meu índice de glicose atingia 288,8 mg/dL, extremamente alto já os valores de referência são, para adultos, entre 70,0 e 99,0 mg/dL.
A partir de um controle na alimentaçâo e administração de medicamentos - quatro comprimidos de Glifage diários e um de Azucon, consegui uma façanha. Exame recente diminuiu o índice de glicose para 110 mg/dL. Mais uma pequeníssima baixa e já estarei no ni vel recomendado pela Federação Internacional de Diabetes.
Abaixo, se alguém se interessar,
transcrevo a dieta repassada pela médica, cujo nome não estou divulgando porque ainda não consegui autorização. Assim que obtiver, divulgarei. Outra coisa:. informo a dieta que estou seguindo rigorosamente e os remédios que estou tomando apenas a título de curiosidade. Qualquer decisão deve ser tomada com autorização médica, porque cada caso é um caso.


1
Cardápio
1800 kcal
CAFÉ DA MANHÃ

2 ovos mexidos ou cozidos ou omelete
1 porção de fruta com 2 colheres de farelo de aveia
1 xícara de café sem açúcar + 200ml de leite desnatado ou 1 xícara de chá

Ou
2 fatias de pão integral/ preto + 1 colher de chá de requeijão light/cottage +3 colheres ( de sopa) de atum ralado em água
Ou
2 fatias de peito de peru.

LANCHE DA MANHÃ

1 porção de fruta (não repita a do café) com 2 colheres de farelo de aveia sem glúten.

ALMOÇO

Salada crua (adicione sempre folhas à vontade) alface, acelga, rúcula, agrião, almeirão, mostarda...
1 ou 2 vegetais crus (cenoura, beterraba ralada, pepino, rabanete, tomate...)
1 legume cozido/refogado: couve, escarola,brócolis, couve-flor, espinafre, repolho,  berinjela, abobrinha.
Arroz branco: 5 colheres de sopa.Arroz integral ou preto; 7 colheres de sopa ou
Batata doce ou inhame ou abóbora japonesa (7 colheres de sopa( ou aipim (6 colheres de sopa(

Feijões (todos os tipos) ou ervilha ou grão de bico ou lentilha (6 colheres de sopa)
Obs:
Deixar sempre os grãos se molho por 8 horas antes de cozinhar.
Carnes:  Peixe (sardinha é excelente opção, pescada, merluza, etc.) OU frango OU carne vermelha 200ģ aproximadamente (palma da mão) ou 2 ovos. Procure comer carnes assadas ou grelhadas ou cozidas.

LANCHE DA TARDE

Batata doce ou abóbora (assada, cozida ou grelhada: 3 colheres de sopa +
Frango grelhado ou
Sardinha em lata
ou carne moída: 4 colheres de sopa
Ou
2 ovos cozidos ou 2 fatias de pão integral/preto + 1 colher de chá de 8/Light/cottage  + 4 colheres de sopa de atum ralado em água.


JANTAR
Igual ao almoço.

CEIA

Abacate: 3 colheres de sopa (pode usar adoçante ou colocar canela, limão, cacau ou
Iogurte desnatado zero açúcar.

Café, chimarrão e chá sem adoçar e liberado todo o dia.

Beber 2 litros de água no dia

Em caso de fome, pode ingerir nos intervalos até 30g de castanhas ao dia.



Um comentário:

  1. Bacana, amigo. A única diferença entre nossos cardápios é que eu sou vegetariana, assim tive que receber um especial para o meu caso. Agora vai da constância de cada um.... Boa sorte!

    ResponderExcluir

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)