domingo, 2 de junho de 2019

DA SÉRIE 'REVISANDO DITADOS ANTIGOS'

Quem espera sempre alcança
Quem criou esse ditado teve a clara intenção de ajudar seus semelhantes para que persistam na luta por seus objetivos e não desistam mesmo que os resultados demorem. É possível também que seja uma maneira de impedir reclamações contra responsáveis por eventuais demoras.
Na verdade, se formos examinar detidamente o ditado, veremos que nem todos os que esperam alcançam. Seis milhões de judeus que esperaram por milagres que os manteriam vivos antes e durante a Segunda Grande Guerra, não alcançaram as graças apesar de suas orações por liberdade e vida. Morreram, esperando, na câmara de gás. Igualmente, milhões de negros pereceram no cativeiro, pedindo ajuda aos deuses dos seus ancestrais.
Diante disso, o ditado correto seria: Quem desiste nunca alcança. Quem criou o ditado em epígrafe ou errou na concepção ou traduziu o brocardo erradamente de outro idioma de onde teria sido dito pelo primeira vez.
É incontestável que todo aquele que desiste de algo abre mão do resultado esperado. Mas quem espera até pode alcançar alguma coisa, mas não necessariamente sempre, nem tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)