segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A MINHA RETROSPECTIVA DE 2016

Todos os anos, em dezembro, os órgãos de comunicação costumam fazer retrospectivas. Neste ano, VidaCuriosa também faz a sua. A escolha é feita pelo editor do blog em tom mais ou menos pessoal. Os fatos escolhidos são aqueles que atingem diretamente o editor, sua vida, seu bdairro, sua cidade, o país e o mundo com essa ordem de importância.

29 de janeiro - Vendaval atinge Porto Alegre. Eu saía do trabalho no final da noite. A ação dos ventos, poucas horas antes, havia atingido praticamente todo o início do trajeto do carro que levava profissionais do Correio do Povo para casa, saindo da Caldas Júnior, passando pela Usina do Gasômetro. Tivemos que desviar para a Avenida Pessoa por causa das árvores caídas, algumas sobre automóveis e postes de energia elétrica. Também no Parque da Redenção, a força do vento derrubou árvores.
1º de abril - Completei um ano como funcionário da Caldas Júnior. De 1976
a 1980, trabalhei na Folha da Manhã. De 1980 a 1984, na Folha da Tarde, de onde saí para a RBS. De volta, 30 anos depois, estou agora como revisor do Correio do Povo.
9 de junho - Coisas de um Brasil incrível:  o policial federal Newton Ishii, o Japonês da Federal, como ficou conhecido por aparecer na TV custodiando políticos importantes presos na Operação Lava-Jato, é condenado a quatro anos de prisão. Foi julgado por favorecer o contrabando. Até hoje, não foi expulso da Polícia Federal e passou a usar tornozeleira eletrônica.
9 de julho - Escola Aurélio Py, na Zona Norte de Porto Alegre, foi arrombada, e os ladrões levaram 110 notebooks e um projetor, causando prejuízo de R$ 72 mil. Como retrato deste país, parte dos equipamentos foi encontrada na casa de um policial civil. Outros notebooks estavam em uma lixeira e mais alguns em um matagal.
7 de junho - Eduardo Cunha renuncia ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados por envolvimento na Operação Lava-Jato. Seguiria como deputado, mais tarde seria cassado na Câmara e levado à prisão, em 12 de outubro, contrariando muitas pessoas que acreditaram que ele escaparia.
24 de julho - Guarany Futebol Clube conquista o título de 3ª Divisão do Campeonato Gaúcho ao derrotar o Gaúcho, em Passo Fundo por 2 a 1. Conseguiu a única vaga para a Divisão de Acesso que será disputada em 2017, que dará direito à disputa pela volta à divisão principal.
19 de agosto - Seleção Brasileira de Futebol sagra-se campeão da Olimpíada do Rio. Foi o primeiro título brasileiro de futebol masculino nas olimpíadas.

30 de agosto - Completo 62 anos sem festa. Um presente que me agradou muito, e que não esperava, foi-me ofertado pelo meu colega e amigo Luiz Gonzaga Lopes. o maior trocadilhista que conheço. A obra "Chfaizfavoire", de autoria de Mário Prata, me deu grande prazer de leitura e subsídios para meu post no Vidacuriosa sobre palavras com diferentes sentidos no português lusitano e brasileiro.

31 de agosto - Dilma Roussef sofre impeachment. Senadores aprovam a saída da presidente por 61 votos a 20. Tiraram-na do poder sem que provassem qualquer envolvimento dela com a Operação Lava-Jato, na qual estão envolvidos não só o ex-presidente Lula como o sucessor de Dilma, o ex-vice e agora presidente do Brasil além de outros adversários de Dilma, Temer, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, o presidente do Senado, Renan Calheiros e vários outros.

10 de outubro - Entro para as estatísticas dos assaltados. Uma dupla, apoiada por um terceiro em um carro Renault Scenic, me aponta revólveres na esquina das ruas Eurico Lara e Oscar Schneider, no Bairro Medianeira, a menos de uma quadra da minha casa, e levam meu celular às 15h30min. Um minuto depois passou uma viatura, e os PMs perseguiram os bandidos ao serem informados do assalto. Eles usavam um carro com placas quentes. Os PMs foram ao endereço do dono do veículo e falaram com a proprietária. Ela disse que um sobrinho, chamado Marcos Vinícius Mateus Pereira, pegou o carro sem permissão. A polícia não conseguiu pegar os outros dois, mas indiciou Marcos Vinícius por assalto. Do celular, nem sinal.
18 de outubro - Plínio Zalescki, coordenador da campanha de Sebastião Melo, o PMDB, é encontrado morto dentro do comitê do partido. Polícia constatou que foi suicídio. Ele estava em depressão e sofria com denúncias feitas por militantes do partido adversário.

20 de outubro - Nelson Marchezan Junior, do PSDB, se elege prefeito de Porto Alegre em segundo turno ao derrotar Sebastião Melo, do PMDB e coligações.

25 de outubro - Morre, aos 72 anos, por problemas cardíacos, o lateral-direito Carlos Alberto Torres, da Seleção Brasileira de 1970.

9 de novembro - Eleições nos EUA. Donald Trump vence Hilary Clinton.

18 de novembro - Ação entre amigos na redação do Correio do Povo recolhe pouco mais de 500 reais entre pouco mais de 50 amigos para obter a quantia necessária para a compra de uma janela na casa de um colega. Seis dos convidados a colaborar com 10 reais não participaram da vaquinha por diversas razões como não dispor da quantia ou que o dinheiro lhes fariam falta, ou por já terem ajudado o colega de alguma forma.

25 de novembro  - Morre Fidel Castro, aos 90 anos, cubano que liderou o golpe que instituiu o comunismo em Cuba ao derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista, que atendia a todos os interesses dos Estados Unidos.

30  novembro - Avião com a delegação da Chapecoense e jornalistas cai em Medellín na Colômbia. Morrem 71 pessoas e seis sobrevivem: três jogadores, um jornalista e dois tripulantes. Entre os mortos, o ex-jogador de Grêmio e Inter Mário Sérgio de Pontes Paiva, ex-treinador e que atuava mais recentemente como comentarista de TV e que eu conhecia pessoalmente. A Chapecoense havia viajado para a Colômbia para participar da primeira partida da Libertadores, contra o Atlético de Medellín. 

7 de dezembro - Grêmio conquistou, pela quinta vez, a Copa do Brasil, na Arena, ao empatar em 1 a 1 com o Atlético Mineiro. Fazia 15 anos que o tricolor gaúcho não ganhava títulos nacionais. Na primeira partida, o Galo havia perdido, em casa, por 3 a 1. O Grêmio venceu com Marcelo Grohe, Edson, Geromel e Kanemann e Marcelo Oliveira. Walace, Maicon, Ramiro, Douglas, Everton e Luan. O treinador foi Renato Portaluppi.
11 de dezembro - Inter confirmou sua queda para a Segunda Divisão ao empatar, no Beira-Rio, com o Fluminense por 1 a 1. 
4 de dezembro - Morre no Rio, aos 86 anos, vítima de pneumonia, o poeta Ferreira Goulart. Nascido em São Luís do Maranhão, era integrante da Academia Brasileira de Letras desde 2014. Em 2007, ganhou o Prêmio Jaboti, de melhor livro de ficção com Resmungo. Em 2010, conquistou o Prêmio Camões, o mais importante dos países de língua portuguesa. É o autor da frase "A vírgula não foi feita para humilhar ninguém". Seu nome de batismo era José de Ribamar Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)