domingo, 19 de dezembro de 2010

POR QUE SE REZA DE JOELHOS, COM AS MÃOS POSTAS?

´Tudo o que existe à nossa volta tem um significado. Nada é criado do nada. Talvez você não tenha se tocado para essa curiosidade religiosa. Foi lendo Curiosidades (Como se aprende distraindo-se) que encontrei essa preciosidade. No volume terceiro dessa coleção do escritor Valmiro Rodrigues Vidal, segunda edição, de 1963, tem a resposta:

  "Diz-se que a tradição remonta à Antiguidade. No tempo das conquistas romanas, antes de Cristo, o vencido, receoso da fúria do vencedor, corria ao seu encontro e, ao defrontá-lo, num gesto de humildade, postava-se de joelhos, oferecendo-lhe as mãos, unidas, para que este as acorrentasse. Era prova de que desejava ser escravo do conquistador. Muitos deles livravam-se da morte dirigindo súplicas ao inimigo, de joelhos, com as mãos para o alto, em atitude de oração.
  Há quem afirme que o costume generalizou-se na Era Cristã.
  Nos templos, Cristo representava o Divino Conquistador da Humanidade. Os fiéis, então, em honra do Salvador, à imitação do vencido ao tempo dos Césares, postavam-se de joelhos, com as mãos juntas, à hora das súplicas religiosas."

4 comentários:

  1. Em proverbios cap. 15 verso 5 diz:
    Abominaçao e ao Senhor todo o altivo
    de coraçao nao ficara impune mesmo
    de maos posta
    comentario : muitos sao provados por causa das suas grosserise,grandezas mas feliz aquele que busca se corregir

    ResponderExcluir
  2. Pesquise sobre a civilização "Etrusta" e verá que rezar/orar de mãos juntas vem deles. Um povo politeísta e pagão. Outra coisa, sugiro a leitura histórica e não religiosa do seguinte texto: http://averdadenomundo.blogspot.com.br/2012/09/vaticano-constantino-e-seus-segredos.html ...nada tem haver com religião...é apenas história. Tome conhecimento da verdade e depois escolha qual caminho a seguir. Seu destino é feito de suas escolhas. Se não quiser publicar entendo...mas apenas leia o conteúdo deste link. lembra que disse isso: "...e conhecerás a verdade e a verdade o libertará".

    ResponderExcluir
  3. O nosso Pai, rico em misericórdia e perdão, não está preocupado se eu rezo de mãos postas ou de mãos abertas. O que Ele quer de nós é um coração puro e aberto cheio de amor para oferecer, Sejamos humildes!

    Maria da Glória Jordão

    Deus não me criou para viver no anonimato. "Conhecereis a verdade e verdade vos libertará"

    ResponderExcluir
  4. Não seriam os "etruscos", meu caro Anônimo, esse povo que habitou há muitos anos a região do Lácio, ou Lazio, onde fica Roma? Se vem deles, faz sentido o que Valdomiro Vidal publicou e reproduzi aqui. Os cristãos copiaram o gesto dos antigos juntando as mãos e ficando de joelhos para demonstrarem que Cristo é o seu senhor, que deve acorrentá-los com o seu amor.

    ResponderExcluir

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)