domingo, 19 de dezembro de 2010

POR QUE SE REZA DE JOELHOS, COM AS MÃOS POSTAS?

´Tudo o que existe à nossa volta tem um significado. Nada é criado do nada. Talvez você não tenha se tocado para essa curiosidade religiosa. Foi lendo Curiosidades (Como se aprende distraindo-se) que encontrei essa preciosidade. No volume terceiro dessa coleção do escritor Valmiro Rodrigues Vidal, segunda edição, de 1963, tem a resposta:

  "Diz-se que a tradição remonta à Antiguidade. No tempo das conquistas romanas, antes de Cristo, o vencido, receoso da fúria do vencedor, corria ao seu encontro e, ao defrontá-lo, num gesto de humildade, postava-se de joelhos, oferecendo-lhe as mãos, unidas, para que este as acorrentasse. Era prova de que desejava ser escravo do conquistador. Muitos deles livravam-se da morte dirigindo súplicas ao inimigo, de joelhos, com as mãos para o alto, em atitude de oração.
  Há quem afirme que o costume generalizou-se na Era Cristã.
  Nos templos, Cristo representava o Divino Conquistador da Humanidade. Os fiéis, então, em honra do Salvador, à imitação do vencido ao tempo dos Césares, postavam-se de joelhos, com as mãos juntas, à hora das súplicas religiosas."
Postar um comentário