segunda-feira, 9 de novembro de 2020

GRANDES PERDAS EM 2020



Atualizado rem  8 de novembro de 2020

HOMENAGEM AOS QUE NOS DEIXARAM NESTE ANO

     Não consegui publicar em 2 de novembro as mortes de conhecidos e de personalidades como venho fazendo. Por dificuldades de saúde, não tive tempo nem condições ideais para completar este post como eu queria. Mas não poderia deixar de publicar as passagens de ex-colegas e homenageá-los, especialmente aquela com as quais convivi. A ideia do post é infornar colegas que eventualmente não tenham tomado conhecimento dos óbtitos. Com a publicação no blog os dados vão para o Google, para que possam ser acessados em pesquisa. O motivo é impedir eventuais gafes como a de uma colega que perguntou sobre um amgo a que mão via havia algumtemo:

- Fulana, onde anda o Dedé Ferlauto? Eu gosto muito dele.

- Ele já passou para a redação lá de cima, respondeu a amiga.

- Ai, Fulana! Tu sempre espirituosa. Onde anda o Dedé?

- Faleceu já faz mais de cinco anos.

- Meu Deus. Eu, eu não sabia!


  


11 de janeiro  - Valdir Joaquim de Morais, 88 anos, goleiro. Jogou no Vasco e no Palmeiras. Criou, em 1969, a função de preparador de goleiros.

24 de janeiro - Ibsen Valls Pinheiro, político, promotor, jornalista, advogado, ex-conselheiro do Internacional, nasceu em 5 de julho de 1935, em Sâo Borja-RS. Ex-colega na Caldas Júnior e na RBS. Tinha 84 anos. Pai do jornalista Márcio Pinheiro.

Arnaldo Sacomani, produtor musical, morreu aos aos 71 anos, em Indaiatuba - SP. Tinha problemas renais.Produziu discos de Tim Maia e Elis Regina, entre outros.O último trabalho dele foi como jurado no Programa do Ratinho.



20 de abril - Renan Antunes de Oliveira, 70 anos, em Rio Vermelho, Florianópolis. Natural de Porto Alegre, foi reporter das revistas Veja e Isto É, Zero Hora . Entre suas façanhas jornalísticas, entrou na Coreia do Norte, na convenção da supremacia branca nos EUA e se acorrentou a um pilar na China. Ganhou Prêmio Esso. 

   4 de maio - Flávio Miglaccio, 85 anos, suicídio, no sítio, no Rio. Era ator, produtor, diretor e roteirista. Seu papel mais famoso foi na série de TV Shazan e Xerife e Cia, em dupla com Paulo José. Seu último papel foi o do comerciante Chalita, na série Tapas & Beijos, da Rede Globo de Televisão. 


4 de maio -
 Aldir Blanc, compositor e cantor, vítima de coronavírus. Entre as cancões, ficou famoso por compor, em parceria com João Bosco, "O Bêbado e a Eliquilibrista, sucesso na voz de Elis Regina. Nasceu em setembro de 1946 e morreu no Rio de janeiro.


     9 de maio - Little Richard, 85 anos, músico, vítima de câncer.



20 de junho - Júlio Mariani, jornalista e pintor de quadros, 79 anos. Ex-colega da Folha da Tarde (Caldas Júnior) e de Zero Hora. Aposentou-se no jornalismo em 2002 e se concentrou na pintura.Mariani foi repórter, fotógrafo, diagramador, editor e articulista. Em sua carreira, passou pelas redações de Zero Hora, Correio do Povo, Folha da Tarde,  Folha da  Manhã, Jornal do Brasil, editora Abril, rádios Difusora e Farroupilha, além das TVs Piratini e Gaúcha. Como artista, teve longa trajetória no Atelier Livre de Porto Alegre e também pela Arena, chegando a realizar a exposição 'Julio Mariani - Desenhos', composta por obras em pequenos e médios formatos, com diferentes técnicas.

O jornalista deixa dois filhos e a esposa Elisabeth Mariani.




 28 de agosto - Flávio Wornicov Portela, 55 anos, ex- colega na Gaúcha. Trabalhou na Rádio Guaíba e na comunicação di Ministério Públic.



6 de setembro- Emídio Perondi. Ex-presidente da FGF. e conselheiro do Internacional.

25 de setembro - Elaine Linhares Pereira, prima, filha de Pedro Pereira, irmão de minha vó materna, Luciana Nunes Pereira.

.


4 de outubro - Zuza Homem de melo, 86 anos morre em São Paulo.


8 de outubro de 2020 -
Gilberto Verardi. Locutor, ex-colega na Rádio Guaíba e na Rádio Gaúcha, aos 75 anos, com múltipla falência nos órgãos. Estava havia dois meses internado no hospital Divina Providência, quando foi detectado Covid19.


8 de novenbro -.Cantora Vanusa Santos Flores, conhecida como Vanusa (Cruzeiro, 22 de setembro de 1947, morreu, aos 73 anos, vítima de uma doença degenerativa, em Santos..Vanusa deixou os filhos Amanda e Aretha Marcos, filhas do cantor Antônio Marcos, e Raphael Vanucci, filho de Augusto César Vanucci.

S
23 de novembro -   Fernando Vanuncci, jornalista, radialista e apresentador de esportes.

morreu aos 69 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)