quarta-feira, 19 de agosto de 2020

O LADO BOM E O LADO MAU DA PANDEMIA DA COVID-19

     Tudo, ou quase tudo, na vida tem lado bom e lado ruim. Cada fato repercute de forma positiva para uns e negativa para outros.  Alguns casos são extremamente maléficos, mas ainda assim apresenta-se como positivo para alguém ou algo.  A pandemia do novo coronavírus parece ser mais negativa do que positiva, mas, dependendo do ângulo  a ser observado, também contém aspectos positivos. Vamos analisar primeiro os pontos ruins, deixando as partes boas para o final,  como uma espécie de consolo, de reconforto, diante de tanta negatividade.

FATOS NEGATIVOS

1. AS MORTES. 
É o detalhe mais forte e lamentável, mais cruel da pandemia. As vítimas mais atingidas são os idosos e as pessoas enfraquecidas por outros tipos de enfermidades. Em agosto, o Brasil superou a marca de 510 mil mortos.

2. O FECHAMENTO  de empresas, que levam a demissões e ao aumento no número de desempregados, criando um efeito cascata, porque o comércio deixa de vender, em alguns casos é obrigado a fechar e corre risco de não ter  dinheiro para pagar dívidas e despesas, entre elas os salários dos funcionários, ainda que, por determinação legal, pudessem reduzir salários temporariamente e encurtar jornadas. Em alguns caso, empresas adiantaram horários para não ter que pagar adicional noturno.

3. AULAS presenciais interrompidas. 
Algumas instituições conseguem utilizar o tele-ensino, mas grande parte dos alunos não tem estrutura para ter aulas a distância. O prejuízo para os alunos com praticamente um ano sem aulas é incalculável.
 4. FECHAMENTO de creches e maternais, deixaram pais sem opção para o cuidado dos filhos para  poderem trabalhar. Sem as escolas, filhos ficam em casa, alguns na companhia dos idosos, as vítimas mais delicadas para o vírus. Além dos riscos de contaminação, as crianças ficam angustiadas, sem poderem, em alguns casos se movimentar e tomar sol, cuja vitamina D é necessária para a saúde.


FATOS POSITIVOS

1. Recuperação do meio ambiente. Com a orientação para as pessoas ficarem em casa e a determinação para a interrupção de indústrias, a circulação de veículos em grandes centros urbanos, caiu, principalmente nos primeiros meses, evitando a liberação de gás carbônico na atmosfera. Com isso, foram detectados índices altos de recuperação da camada de ozônio, que protege os seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.
2. HIGIENE.  Com a quarentena, pelo menos no primeiro mês, as cidades ficaram mais limpas, especialmente Porto Alegre. É que grande parte dos habitualmente relaxados que jogavam  lixo nas ruas passaram a fazê-lo no cesto de suas próprias casas. As cidades paasaram a ter um ar mais limpo, mais respirável sem os gases dos motores de carros e das chaminés das indústrias. E até agradável devido à quantidade de álcool gel e sabão por todo canto.
As medidas higiênicas de proteção ao vírus deverão tornar-se úteis mesmo após a eliminação do coronavírus. Antes o  simples  ato de lavar as mãos com sabão ao chegar da rua não era sequer um hábito, permitindo a vírus e bactérias se transmitirem com facilidade. Já a máscara não era sequer utilizada em aglomerações nem mesmo por quem estava gripado ou com tosse, contaminado,  sabendo ou não, por tuberculose.

3.Dificuldades para uns, oportunidades de negócios para outros. Com a quarentena e o combate à Covid, muita gente está ganhando dinheiro com a fabricação e venda de máscaras, álcool gel, testes para Covid e, com valores ainda mais altos, vacinas contra o vírus que já estão em fases supostamente bem avançadas. No caso das máscaras, cuja duração de uso de algumas é de três horas, imagine-se o tamanho da produção para atender populações tão grandes.
4. Os motoboys e biciboys tiveram como fato positivo o aumento na oferta de trabalho. Com o confinamento e fechamemento por um tempo de restarantes e lancherias, aumentou consideravelmente o serviço de tele-entregas.

4. Outro fato positivo é que os governos passaram a se preocupar também com moradores de rua. Não porque sintam piedade mas porque, se pegarem o vírus, podem passar também para as classes dominantes ou produtivas, já que o coronavírus não faz distinção de classes,  sem se importar com relatórios de bens nem extratos de contas  bancárias. 
5. Um dos pontos mais positivos em tempos de pandemia é a solidariedade. Mais pessoas e entidades se dedicaram a realizar campanhas em favor dos mais atingidos através de transmissões ao vivo na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)