quinta-feira, 23 de julho de 2020

MANTRAS DE UM BOM REVISOR

Um bom revisor deve respeitar, por óbvio, as ideias do autor. Mas é preciso ir além de detecção de equivocos de gramática e ortografia. Para isso, é necessário que o revisor  tenha experiências da vida real e leituras sobre temas variados.

Ditado chinês

Quando você aponta um erro a um homem sábio, se ele não for arrogante, ele fica ainda mais sábio e você ganha um amigo. Quando você aponta um erro para um ignorante, se ele não for humilde, seguirá sendo o que é e você ganha um inimigo.

Quanto mais olhadas melhor

Mais de um revisor para um texto não é desperdício de energias nem retrabalho,  é um esforço em busca da perfeição. Cada revisor tem uma carga de experiências de vida e de profissão. O que um não capta, outro pode detectar. E vice-versa. A pluralidade só não pode atrapalhar o o andamento do baixamento.


O revisor e o goleiro

Um bom revisor é como um bom goleiro. Com a diferença que o público acompanha as boas atuações do jogador e só toma conhecimento dos equivocos cometidos pelo revisor. O bom goleiro ajuda a impedir gols, e, em alguns casos a fazer gols no adversário. Veja aqui neste blog o texto O Revisor e o Goleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)