sábado, 16 de fevereiro de 2019

VOCÊ SABE POR QUE A CORUJA É O SÍMBOLO DA SABEDORIA

Ao ler, "O Livro da Mitologia", de Thomas Bulfinch, que me caiu às mãos, outro dia, finalmente descobri por que várias pessoas que conheci, principalmente advogados e um delegado da Polícia, colocavam imagens de coruja sobre suas mesas de trabalho ou estantes. Eu já sabia que era um símbolo de sabedoria, que era usado também por faculdades de filosofia. Nas não conhecia a origem disso.
 Lendo o livro sobre mitologia, soube que a coruja era a ave favorita de Minerva, deusa da sabedoria. Minerva nasceu de Júpiter sem ter tido mãe, saída da cabeça dele completamente pronta. A partir de um episódio, passou  ser também o símbolo de um desempate, inicialmente na política. O Voto de Minerva vem de um julgamento de Orestes, acusado de ter matado a mãe e o amante dela para vingar o assassinato do pai. Após um empate entre os 12 jurados, Minerva, que presidia o júri, decidiu-se pela absolvição.
  Também me ocorreu a origem da expressão "mãe coruja", a partir de uma fábula o francês La Fontaine, reescrita por Monteiro Lobato e vários outros autores. "Uma águia acidentalmente cravou um espinho em uma das patas e ficou pendurada, sem condições de se mexer e correndo o risco de morrer de inanição. A coruja  apiedou-se e retirou o espinho e salvou a águia que ficou muito agradecida e perguntou o que poderia fazer para recompensar a outra. A coruja pediu apenas que não comesse seus filhotes e perguntou como eles eram para cumprir o prometido. A coruja disse que seus filhos eram lindos. Um dia, voando em busca de comida, a águia viu alguns filhotes muito feios em um ninho e os comeu, acreditando que não poderiam ser os filhos da coruja. A mãe foi reclamar da águia e ouviu que a culpa era dela própria por achar lindos os filhotes que não o eram. Com isso, criou-se outro ditado: "Quem ama o feio, bonito lhe parece."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)