domingo, 18 de novembro de 2018

CURIOSIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA

Quem se incomoda com a dificuldade de acertar acentos deve ficar feliz ao aprender a escrever em latim, que não apresenta esses sinais gráficos. Ou em inglês, que só tem acentos (salvo imprecisão minha) em palavras originadas de outras línguas, especialmente o francês, que exagera nesses sinais. Na língua francesa, há palavras com até cinco acentos, como hétérogénéité
Em Português, em geral as palavras não têm mais do que um sinal gráfico e inúmeras sem nenhum, após a reforma ortográfica de 2008, que tirou acentos diferenciais como em pára, do verbo parar, que distinguia de para (preposição). Considerei isso, em minha modesta opinião, um erro lamentável. Também não tem mais acento, entre outros, voo e abençoo, veem e leem.
   O que me levou a esta postagem foi a curiosidade ao notar que  ímã e bênção têm dois sinais gráficos na mesma palavra. Não tive tempo para pesquisar minuciosamente, mas não são muitos os vocábulos que têm mais de um sinal gráfico. Uma rápida olhada ao Google me relembrou a existência de sótão, órgão, órgão e acórdão. Na verdade, til não é acento, mas um segundo sinal gráfico na palavra. Ímã  (objeto que provoca um campo magnético à sua volta) tem acento porque é uma palavra paroxítona terminada em ã, ãs. Mas também serve como diferencial da palavra imã (pregador de culto islâmico, aquele que quia). Bênção também é paroxítona e terminada em ão e ãos. Já benção, sem acento, não significa nada, embora o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) tenha registrado sem acento. Bênção tem origem religiosa e significa ação de benzer, de abençoar, de invocar a graça divina sobre. Antigamente, ao reencontrar ou se despedir dos pais, os filhos beijavam as mãos deles e pediam a bênção.
   Não descobri até agora nenhuma palavra em português com mais de um acento. Antes da reforma, quando ainda existia o trema, havia mais palavras com dois sinais gráficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)