quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A ORIGEM DOS NOMES DOS MESES - NOVEMBRO

Assim como os seus antecessores outubro e setembro, o nome do mês de novembro é originário do latim, novem, que significa nove, embora o mês seja o décimo primeiro mês do calendário gregoriano. Como ocorre com os dois outros meses, essa ideia de nono mês fez do antigo calendário romano, que ia de março a dezembro. O mês de novembro, embora alguns e outros se atrapalhem, tem 30 dias.



Datas comemorativas de novembro

1 de novembro - Dia de Todos os Santos (Não é feriado no Brasil. A data é reconhecida por católicos, ortodoxos, anglicanos e lutares.) Spostamente, a ideia de homenagear todos os Santos Mártires teria começado por volta do ano 835 d.C, quando a Igreja Católica Romana decidiu dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ao longo do ano.Normalmente, o Dia de Todos os Santos é celebrado nesta data em todo o ocidente, enquanto que no oriente a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes.

2 de novembro - Dia de Finados - É feriado no Brasil.  Conforme a Wikpédia,desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade Odilo de Cluny, em 998, pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12;  1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.[1]


Segundo Léon Denis,[o estabelecimento de uma data específica para a comemoração dos mortos é uma iniciativa dos druidas, pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta, que acreditavam na continuação da existência depois da morte. Reuniam-se nos lares, e não nos cemitérios, no primeiro dia de novembro, para homenagear e evocar os mortos.

3 de novembro - Dia do Cabeleireiro

4 de novembro - Dia do Inventor

5 de novembro - Dia do Cinema Brasileiro e Dia Do Radioamador e do Técnico em Eletrônica
6 de novembro - Dia Nacional do Amigo
7 de novembro - Dia do Radialista
8 de novembro - Dia do Radiologista
13 de novembro - Dia Mundial da Gentileza
15 de novembro - Dia da Proclamação da República
18 de novembro - Dia do Conselho Tutelar
19 de novembro - Dia da Bandeira
20 de setembro - Dia Nacional da Consciência Negra (Em homenagem a Zumbi, líder do Quilômbo de Palmares, que combatia a escravidão).
22 de novembro - Dia do Músico
23 de novembro  - Dia do Engenheiro Eletricista
25 de novembro - Dia Nacional do Doador de Sangue
30 de novembro - Dia do Síndico, do Teólogo e do Evangélico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)