sexta-feira, 1 de setembro de 2017

UMA AULINHA SOBRE AS PALAVRAS "MEIA" E "MEIO"

A palavra "meia" , volta e meia. é escrita assim meio à Miguelão por quem matava a aula sobre a Última Flor do Lácio, preferindo jogar bola, bolita, soltar pandorga ou jogar papo fora ou ainda namorar com aquela/aquele colega interessante.Tudo menos ficar ouvindo a professora falar sobre objetos diretos e indiretos, adjetivos e advérbios, crases e hifens que, com certeza, não iram lhe valer de nada. Mal sabiam que haveria um tal de  Facebook e um tal de Twitter que exigiriam conhecimentos para transmitir e receber informações até para explicar essas fotos maravilhosas de pôr do sol, de bichinhos e tantas outras. Mas tudo tem solução. Não tá morto quem peleia.

 AS PALAVRAS MEIA E MEIO

Substantivo meia: significa a vestimenta para aquecer o pé ou protegê-lo do atrito com o calçado.

Substantivo "meio": significa , setor, ou modo de. Ex meio ambiente, meio jornalístico, meio de  vida.

Adjetivo meia: Significa metade. Meia volta, meia lua, meia entrada, meia passagem. No masculino, meio passe.

Dois substantivos formando um terceiro: Com hífen: meia-lua (drible em que o jogador passa a bola pelo lado do adversário e a pega pelo outro. Meia-noite: não metade da noite, é o mesmo que 12 horas. Meio-dia: o mesmo, no masculino.

Meio - advérbio de intensidade - Não varia nem tem hífen. Exemplo: Meio cansado e meio cansada. Não existe meia cansada no sentido de mais ou menos cansada.

Postar um comentário