terça-feira, 1 de novembro de 2016

VOCÊ SABE A ORIGEM DA CENA DO NOIVO CARREGAR A NOIVA NO COLO PARA ENTRAR NA NOVA CASA?

        Você já deve ter visto inúmeras vezes em filmes. novelas e quem sabe até na vida real, após a cerimônia de casamento, o noivo, no caso já marido, carregar no colo a noiva (já esposa) antes de entrar na casa ou no quarto em que o novo casal irá morar. Em que esse costume se baseou?

  Encontrei essa resposta outro dia, lendo o livro Historia Romana, Las Orígens - Las Conquistas  - El Imperio, que ganhei da minha querida amiga Erika Madaleno, entre outros, do acervo deixado pelo pai dela, o saudoso e brilhante advogado Jayme Madaleno.
  Diz a obra de Carlos Maquet, publicada pela Librería Hachette S.A, em Buenos Aires, em 1944, que esse costume vem do tempo da Roma Antiga, quando os patrícios eram os únicos cidadãos, ainda não havia plebeus, e existia apenas um tipo de casamento, o matrimônio religioso, que consistia em oferecer um sacrifício espargindo-se uma espécie de farofa de cevada sobre os noivos que depois comiam uma torta de farofa. A esposa, vestida de branco e com o rosto coberto por um véu vermelho, era conduzida ao som de flautas e cânticos para a casa do esposo, que a fazia transpor o umbral, levantando-lhe o véu para simular um rapto. Assim, separava a futura mulher dos deuses da família dela e a unia aos da sua nova casa.
 

Um comentário:

  1. Bons tempos, em que ainda havia sentido nos rituais. Hoje em dia, o casamento já é celebrado sob o medo do divórcio ao primeiro sinal de tempestade...

    ResponderExcluir

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)