sexta-feira, 24 de outubro de 2014

POR QUE SANTOS DUMONT BATIZOU SEU PRIMEIRO AVIÃO DE 14 BIS?

Que eu sou louco por curiosidades, o próprio nome do blog já indica. O que me impressiona é que me caem às mãos, todos os dias, preciosidades que eu nem estava procurando. Na empresa em que trabalho, colocaram, na sala de estar, uma estante grande e, nela, um tesouro para quem, como eu, adora ler livros antigos. São enciclopédias, biografias, dicionários e outros livros. Todas as manhãs, nos intervalos, estou devorando as páginas. Em uma delas, descobri que a origem da palavra "meta" tem a ver com as antigas corridas das bigas. É que, em um dos jogos em que as carrocinhas romanas eram utilizadas, elas tinham que passar em volta de colunas que os romanos chamavam de "metae". Daí veio o significado de meta como objetivo a ser atingido, seja no jogo de futebol (meta, guarda-metas), seja nos projetos das empresas.
  O mais curioso foi que ontem, no Dia do Aviador, por coincidência, eu estava lendo sobre a história dos transportes e exatamente sobre o início da aviação. Fiquei maravilhado ao descobrir o porquê de Santos Dumont ter batizado o primeiro avião dele de 14 Bis. Por isso, o primeiro leitor que responder a essa pergunta, colocando a resposta aqui nos comentários, ganhará um livro. Não é sobre avião, mas de histórias sobre passageiros de táxi. Se você for o primeiro, envie se endereço para o e-mail plinioopnunes@yahoo.com.br e receberá em casa, sem custos, o livro Taxitramas, Diário de Um Taxista, de autoria do meu amigo Mauro Castro. Vale conferir no google, perguntar aos universitários, consultar as cartas, pedir ajuda até ao Sílvio Santos. Boa sorte.

POR QUE O PRIMEIRO AVIÃO SE CHAMOU 14 BIS?
Aguardo a sua resposta.

8 comentários:

  1. foi devido ao balão dirigivel ter sido chamado de numero 14, quando criou o avião para não botar outro nome batizou de 14biz, acertei?

    ResponderExcluir
  2. Acertou. Pena que não mandaste a identificação dentro do texto.

    ResponderExcluir
  3. mas como sou burro, achei que tinha postado com meu loguin e postei anonimo, se ainda vale, mandei o meu endereço para teu email?

    ResponderExcluir
  4. Ok Jaqueson, vou pegar o autógrafo com o Mauro Castro e te enviar o livro pelo correio. Obrigado. Abrs

    ResponderExcluir
  5. OK, obrigado, estou no aguardo, mas muito interessante esse teu blog, bemmmmmm curioso mesmo.

    Mas belo trabalho de investigação teu nesses historias.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado. Assim que receberes, manda uma pequena biografia tua, com foto, para eu publicar aqui no Vidacuriosa. Abrs

    ResponderExcluir
  7. Amigo Jaqueson

    Envei o livro Taxitramas para o teu endereço, mas o Correio acabou devolvendo devido a algum erro no endereço. Gostaria que me envies de novo o teu endereço para que eu possa reencaminhar a obra.

    ResponderExcluir
  8. Enviei o livro outra vez, espero que tenhas recebido. Se puderes, me dê retorno.

    ResponderExcluir

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)