![]() |
Rafael (E) e Artêmio acompanharam Patrícia durante o teste do semáforo sonoro (Foto Nataniel Corrêa - SMG)) |
Na manhã desta sexta-feira, após a instalação do novo sistema, a assessora da Associação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD), Patrícia Lisboa Rosa, testou o equipamento, acompanhada dos secretários municipais de Trânsito e Transporte, Rafael Evaldt e de Captação e Recursos, Artêmio Airoldi.
- É muito gratificante poder atender esta antiga reivindicação da comunidade - comentou, emocionada, a secretária Patrícia, ela própria uma deficiente visual.
Com conhecimento de causa, ela afirmou que o sinal sonoro garante autonomia e independência para o deficiente visual. Conforme a assessora, a viabilização da sinaleira só foi possível graças ao empenho do governo municipal e a união da APPPD, secretarias de Trânsito e Transporte e Captação de Recursos.
Os locais que receberão os semáforos foram definidos através de audiências públicas promovidas pela APPPD. Os próximos pontos que receberão sinaleiras sonoras serão a Avenida Dorival Cândido de Oliveira, na altura da Parada 67 e o Parque dos Anjos, trechos com alto fluxo de pedestres. A empresa Digicon é a responsável pelo investimento para a instalação da tecnologia.
Segundo o titular da SMTT, Rafael Evaldt, a sinaleira da Avenida José Loureiro da Silva funcionará como um laboratório.
- Iremos analisar aqui alguns pontos que poderão ser modificados nos próximos locais. Detalhes como o período que o semáforo permanece aberto deverão ser acertados, conforme a necessidade de deficientes visuais - explicou Rafael.
Uma demonstração do funcionamento da sinaleira será realizada pela equipe da Digicon durante a Semana da Pessoa com Deficiência, no dia 22, na Praça Borges de Medeiros.
Publicação original no site www.gravatai.rs.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)