segunda-feira, 13 de agosto de 2012

SINALEIRAS SONORAS ESTÃO SENDO INSTALADAS EM GRAVATAÍ

Rafael (E) e Artêmio acompanharam Patrícia durante o teste do semáforo sonoro (Foto Nataniel Corrêa - SMG))
     Deficientes visuais de Gravataí estão recebendo um sistema de sinaleira muito interessante. O equipamento emite um som para alertar os cegos para o momento certo de atravessar a rua. O sistema já está sendo testado na Avenida José Loureiro da Silva, esquina com Rua Adolfo Inácio Barcellos, nas proximidades do prédio da prefeitura municipal. A sinaleira é dotada de uma botoeira para ser acionada pelos deficientes visuais. A medida que a pessoa vai atravessando a rua, a sinaleira vai aumentando o som para indicar que o sinal vai mudar em seguida.
  Na manhã desta sexta-feira, após a instalação do novo sistema, a assessora da Associação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD), Patrícia Lisboa Rosa, testou o equipamento, acompanhada dos secretários municipais de Trânsito e Transporte, Rafael Evaldt e de Captação e Recursos, Artêmio Airoldi.
- É muito gratificante poder atender esta antiga reivindicação da comunidade - comentou, emocionada, a secretária Patrícia, ela própria uma deficiente visual.
 Com conhecimento de causa, ela afirmou que o sinal sonoro garante autonomia e independência para o deficiente visual. Conforme a assessora, a viabilização da sinaleira só foi possível graças ao empenho do governo municipal e a união da APPPD, secretarias de Trânsito e Transporte e Captação de Recursos.
 Os locais que receberão os semáforos foram definidos através de audiências públicas promovidas pela APPPD. Os próximos pontos que receberão sinaleiras sonoras serão a Avenida Dorival Cândido de Oliveira, na altura da Parada 67 e o Parque dos Anjos, trechos com alto fluxo de pedestres. A empresa Digicon é a responsável pelo investimento para a instalação da tecnologia.
Segundo o titular da SMTT, Rafael Evaldt, a sinaleira da Avenida José Loureiro da Silva funcionará como um laboratório.

 - Iremos analisar aqui alguns pontos que poderão ser modificados nos próximos locais. Detalhes como o período que o semáforo permanece aberto deverão ser acertados, conforme a necessidade de deficientes visuais - explicou Rafael.
 Uma demonstração do funcionamento da sinaleira será realizada pela equipe da Digicon durante a Semana da Pessoa com Deficiência, no dia 22, na Praça Borges de Medeiros. 

Publicação original no site www.gravatai.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)