domingo, 11 de setembro de 2011

A RUA MISTERIOSA ONDE OS CARROS EM PONTO MORTO PARECEM SUBIR A LADEIRA

   Fanático por curiosidades, eu não poderia deixar de postar aqui no Vida Curiosa, a famosa Ladeira do Amendoim, em Belo Horizonte, onde os carros colocados em ponto morto parecem subir a lomba, ao invés de descê-la. Há alguns anos, bem antes da Internet, meu cunhado José Pradier, de Bagé, que era motorista da Ouro e Prata, havia passado por lá e me contara. José morreu em 2005. Nesta semana, meu ex-colega de RBS Antônio Carlos Niderauer, apresentador de notícias e locutor comercial da Rádio Gaúcha, comentou comigo essa curiosidade. Ele também esteve nessa misteriosa rua de São Thomé das Letras.

   Atualmente, o Google e o Youtube apresentam com exaustão esse “fenômeno”. Não sou daqueles que acreditam em tudo, ignorando a capacidade criativa de engodos na Internet. Neste caso, tenho convicção de que não é uma montagem. Mas também não tem nada a ver com explicações sobre magnetismos e outros motivos místicos. É apenas uma ilusão de ótica causada por uma topografia estranha do lugar que dá impressão de que se trata de uma subida, quando, na verdade, é uma descida. Conforme a Internet, esse “fenômeno” ocorre em outros pontos do país, como a Serra do Teixeira , na Paraíba, em Ubirici (SC) e na Serra de Petrópolis(RJ) .
   Não acredito em tudo o que ouço ou vejo, mas também não sou arrogante ao ponto de acreditar que tudo o que não consigo entender seja bobagem.    Voltando à ladeira do Amendoim, é interessante que não apenas os carros parecem ignorar a teoria da gravidade. Líquidos também escorrem aparentemente ladeira acima, o que desarma aqueles que pensam em possíveis ímãs puxando o carro na lomba. Há uma informação ou lenda indicando que o primeiro a perceber esse aparente fenômeno teria sido um estudante, que apertado, teria urinado no local e se espantado com o fato de que o líquido "subia" e não "descia" como ele imaginava que fosse acontecer. Se um dia eu for a Belo Horizonte, com certeza, a Ladeira do Amendoim será um dos locais que não deixarei de visitar.


Um comentário:

  1. Isso se trata de uma ilusao de otica causado especialmente em lugares como serras e montanhas, oque os olhos nao veem e a existencia de uma inclinacao muito maior e contraria, onde a ladeira esta, junto a paisagem local, temos a impressao estarmos em ladeira.Simples se a ladeira tem uma inclinacao de 20 graus, e estiver em cima de uma plataforma muito grande com uma inclinacao contraria de 25 graus, vc tera esse fenomeno, q seus olhos e cerebro nao percebem por estar em cima da de menor grau

    ResponderExcluir

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)