sábado, 22 de junho de 2013

DESAFIO PARA DECIFRAR ENIGMAS DE BOBAGENS

                                                              Acrescentado em 10/7/2013

Vamos testar a sua capacidade de perder tempo. São 10 perguntas que criei com esta minha mente insana. Algumas são de minha própria autoria, outras foram captadas não sei quando, não sei de onde, quando li ou ouvi por este mundo louco. Eu pensei em dar um premio valioso para quem acertasse todas, talvez um carro zero-quilômetro ou outro presente com grande valor de estimação como um bom livro. Como não tenho grana, não dou nada. Para decifrar os enigmas vale tudo desde o Google, enciclopédia até pedido de ajuda às cartas ou aos universitários, vale tudo, até, contrariando o eterno síndico Tim Maria, homem com homem ou mulher com mulher. As respostas estão no primeiro comentário, lá embaixo.

1)  Uma partida começou às 14h45min. Os dois times jogavam no esquema tático 4-2-4. Em determinado momento do jogo houve um escanteio. Os dois jogadores que atuavam nas pontas insistiram em fazer a cobrança e ficaram ali, parados, juntos, esperando que o treinador decidisse qual dos dois cobraria o corner. O relógio do juiz não era digital e a pergunta é: a que horas exatamente ocorreu esse incidente?
2) Testemunha disse à polícia que tinha certeza de que o suspeito chegou em casa às 22h45min, na noite do crime ocorrido a 2km da casa deles. Afirmou que viu, pelo espelho, que o relógio marcava essa hora quando o amigo entrou. Embora o assassinato tenha ocorrido por volta das 23h, o delegado não aceitou o depoimento como um álibi verdadeiro. Por quê?
3) Duas moças foram a um hotel de madrugada sem fazer reservas e, quando chegaram, não havia quartos disponíveis. Que horas eram?
4) Por que um urso polar, mesmo com muita fome, não ataca um pinguim?
5) Por que o carnívoro Tiranossauro, mesmo com muita fome, não atacava o herbívoro Estegossauro?
6)  Qual é o pássaro que, ao perder uma letra, fica totalmente sem penas?
7)  Qual é o pássaro que mesmo perdendo a primeira letra, continua voando?
8)   O que há em comum entre a mais famosa intérprete da personagem Gabriela, na televisão, e o cantor e compositor Roberto Carlos?
9) Em um avião viajavam quatro romanos e um inglês. Como era o nome da aeromoça nesse voo?
10)   Esse é ecologicamente incorreto. Havia oito pássaros em uma árvore. Três caçadores acertaram um tiro em cada passarinho. Quantos ficaram?
11)  Um trabalhador autônomo recebeu dois cheques como pagamento de um serviço. Um dos cheques era de cor creme, o outro, azul. Um dos cheques entrou na conta dele, o outro foi devolvido. Qual deles era inválido?
12) Quatro homens vestidos de preto dos pés à cabeça, em um carro preto, seguem por uma estrada com asfalto completamente preto. As luminárias dos postes estão desligadas, e os faróis do carro, apagados. Quando o automóvel passa no meio de dois edifícios pretos, um gato preto atravessa a rua. O motorista freia e não atropela o animal. Como ele conseguiu ver o bichano na faixa?
13) Você chega a uma cabana em um dia extremamente frio, com vento entrando pelas frestas da choupana e dá uma rápida olhada em redor. Encontra uma caixa de fósforo com apenas um palito, uma vela, uma lamparina e um aquecedor a gás. O que você acende primeiro.
14) O que o poeta Vinícius de Moraes viu no meio do caminho?
15) O que é? O que é? Quatro patas, sobre quatro patas, esperam quatro patas. Quatro patas não vêm, quatro patas vão embora e ficam quatro patas.

7 comentários:

  1. Por certo a bobagem era tão grande que ninguém deu bola. Ou então ninguém conseguiu decifrar as charadas, o que não acredito porque algumas delas eram facílimas. Diante disso, publico aqui as respostas.

    1)Eram 15h15min em ponto, exatamente no momento em que os dois ponteiros ficaram juntos.
    2)No espelho, o horário fica invertido. Então o suspeito deve ter chegado às 23h15min e não às 22h45min. Daria tempo para matar e em seguida ir dormir.
    3)Era 1h45min, ou seja, faltava um quarto para as duas.
    4)Porque o urso polar vive no polo norte, e o pinguim, no polo sul.
    5)Porque os dois viveram em épocas diferentes.
    6)O anu.
    7)O gavião.
    8)O sobrenome Braga.
    9)Ivone.
    10)Ficaram três, os atingidos pelos tiros. Os outros cinco saíram voando.
    11) O azul porque o creme não compensa.
    12) Porque era de dia, e o céu estava claro.

    ResponderExcluir
  2. Resposta da número 13: Primeiro você acende o palito de fósforo.

    ResponderExcluir
  3. Resposta do número 14. Não pense em pedra, que essa é do Carlos Drummond de Andrade. O Vinicius certamente encontrou o I no meio do caminho.

    ResponderExcluir
  4. Resposta para o número 15: Trata-se de um gato sobre uma mesa esperando um rato. Como o rato não veio, o gato foi embora e ficou apenas a mesa.

    ResponderExcluir
  5. Vidacuriosa, o horário invertido (espelhado) de 22h45min é 01h15min, e não 23h15min.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito, Colafina. Foi uma falha minha nas respostas. O suspeito deve ter chegado em casa por volta de 1h15min. O parceiro olhou no espalho e pensou que era 22h45min.

    ResponderExcluir

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)