domingo, 22 de abril de 2018

MAIS UMA HiSTÓRIA DE UMA DAS IRMÃS DO AMIGOMEU

Dos cinco irmãos do Amigomeu, três morreram de forma trágica: Getúlio, o mais velho, disparou um tiro contra o próprio coração, da mesma forma que seu tocaio famoso; Momô, registrado como Deuseamor, foi assassinado por um marido traído sem sequer ter conhecido a mulher do corno; e Deudeci, coitadinha, foi vítima de sua extrema magreza.
Já comentei aqui no blog os detalhes das mortes de Getúlio e Momô. Também já falei aqui sobre as desventuras de Deudeci que, por ter sido muito magra, passou a vida inteira sofrendo "bullying", principalmente na infância, quando ouvia apelidos, como Fininha, Pau de virar-tripa, Palito, Jerivá e Vara de Pescar. 
   Por ser magra demais, no mês de outono, quando costuma ventar muito, ela precisava carregar duas pedras de meio quilo na bolsa para poder ir ao armazém. Ou passear. Em 2016, morreu de forma trágica como o clássico do cinema "E O Vento Levou". Durante aquele ciclone que atingiu Porto Alegre, ela estava a cem metros de sua casa, na Estrada dos Alpes, no bairro Alto Teresópolis, e foi carregada pelos ares pela ventania até o bairro Praia de Belas, onde se estatelou contra a parede do sexto andar. Na verdade, foi um andar acima, mas mudei aqui porque iriam dizer que 7 é conta de mentiroso.
O caixão no qual Deudeci foi sepultada era muito estreito, tinha uma alça só, como caixa de violino. A lápide não permitia sequer escrever o nome inteiro. Ficou deu de si, em uma coluna. O coveiro disse que não dava para colocar o esquife na horizontal. O deu de ci lembrou a origem do nome dela, como já contei. O pai dela, seu Waldemar, uma vez foi ao Cabaré da Picucha, lá em Seival, e ouviu prostitutas conversando em outra peça. Elas comentavam sobre o falatório a respeito de uma moça de família rica que havia transado com quase todos os rapazes da vila. Isso em uma época em que isso não era comum. Uma das putas defendeu a garota.
- Se ela deu de si, foi bem dado e ninguém tem nada xô isso. Seu Waldemar ficou com aquilo na cabeça.
   Mais tarde, ao registrar a criança, a quarta na ordem dos filhos, seu Waldemar não tinha um nome escolhido, e não se sabe por que cargas d'água, disse que a menina se chamaria Deudeci. O escrivão colocou o nome com C para atender às regras da ortografia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)