Osmar Santos |
Um livro antigo que encontrei em uma empresa na qual trabalhei me chamou a atenção para o significado da palavra "chulipa": na nomenclatura da Viação Férrea, é a travessa de madeira ou ferro que serve para manter fixos os trilhos do trem. É chamada também de "dormentes". Quando os trabalhadores terminavam o serviço na construção da linha, gritavam: É ripa na chulipa", que significava o fim de um trabalho bem feito. Isso passou a ser um ditado no interior de São Paulo. de onde Osmar Santos tirou para criar o bordão "ripa na chulipa" designando a feitura de um gol.
O Locutor das Diretas
Osmar Aparecido dos Santos nasceu em Osvaldo Cruz, no interior de São Paulo, no dia 28 de j7ulho de 1949, filho de Romeu Santos e Clarice Santos. Aos 14 anos, Osmar começou sua carreira na Rádio Clube, de Osvaldo Cruz e, em seguida, passou a trabalhar na Rádio Dirceu, de Marília. Trabalhou também nas rádios Jovem Pan, Record e Globo. Trabalhou ainda nas redes de televisão Globo, Record e Manchete. Narrou a Copa de 1966 pela TV Globo e a de 1990 pela TV Manchete. Além de ter sido um dos melhores narradores de futebol, apresentou também o programa de variedades Balancê.
Chamado por amigos, jogadores e torcedores pelo apelido de "O Pai da Matéria, Osmar Santos também se notabilizou como o Locutor das Diretas, em 1984. Recebeu inúmeras ofertas para se candidatar a cargos políticos, mas nunca aceitou. É formado em Educação Física, Administração e Direito.
Além de "Ripa na Chulipa", criou uma série de outros bordões que também ficaram famosos como "Pimba na Gorduchinha", "Um pra lá, dois pra cá, é fogo no boné do guarda", "Parou por quê, por que parou? "Vai garotinho, porque o placar não é seu". Tiroliro lá, tiroliroli". Também foi Osmar Santos quem criou a expressão "Animal", ao se referir ao jogador Edmundo, que acabou aceitando o apelido.
Acidente interrompeu a carreira
Em 24 de dezembro de 1994, sofreu um grade acidente, quando viajava de Marília para a cidade de Lins, também no interior de São Paulo. Atingido por um caminhão dirigido por um motorista alcoolizado, Osmar teve sérias sequelas devido aos danos cerebrais sofridos. Teve a fala comprometida, o que o impediu de continuar narrando jogos de futebol. Com movimentos feitos apenas com a mão esquerda, o ex-narrador virou pintor, frequentou galerias e ateliês, criou várias obras e participa de vários eventos.
Interessante, uma vida e tanto.
ResponderExcluir