sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

NO OLHO DO FURACÃO

Você que acha o SUS uma maravilha e que concordou com o ex-presidente sobre a qualidade do sistema de saúde brasileiro ao ponto de ser oferecido aos norte-americanos como exemplo, eu faço uma sugestão; Se sentir algum problema de saúde, só por esta vez deixe de lado o caro mas confortável plano particular de saúde que você paga e procure o posto da Vila Cruzeiro. 
        Suponho que você tenha ido hoje no início da tarde. No pátio do posto, você terá encontrado duas viaturas da BM e uma ambulância em serviço. Naquele momento, 14h30min, mais um baleado chega e entra direto para o posto. Os cerca de 40 lugares de espera para a triagem estavam todos ocupados.
         Seria bom ter levado uma cadeirinha daquelas de assistir ao Carnaval ou se sentar na praia para olhar o mar e as crianças. Algum cantinho você encontrará para ficar sentado. Leve também água gelada ou refrigerante e alguma coisa pra comer porque antes das 19h você não sairá de lá. Se fizer exames e detectar alguma coisa mais grave. Bom, aí não sei.
         O sistema de saúde é bom e até poderia ser implantado com sucesso em um outro país, com outros governantes e outro povo. Aqui, além da quantidade de pacientes, é sempre infinitamente maior do que o número necessário de médicos. A insegurança e os crimes se encarregam de deixar as pessoas doentes ou feridas. Em algum lugar do país o SUS é uma maravilha.            Na Vila Cruzeiro e em outros pontos da cidade não é. Nesse caso, o SUS poderá ser substituído por SOS que, em inglês significa Salvem Nossa Alma (Save Our Soul) Antes de contestar isto aqui, vai, dá uma olhadinha você mesmo.

        Minha filha, a quem acompanhei, foi atendida depois de algum tempo. E precisará fazer uma cirurgia para retirada de pedras nos rins. Para isso, terá de aguardar sabe-lá quanto tempo, dada a quantidade incrível de pessoas que chegaram antes dela ao posto de atendimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)