terça-feira, 9 de outubro de 2007

AFINAL, O QUE SÃO BUGALHOS?

                                                                       Acrescentado em 10/11/2016

Quando li pela primeira vez a expressão "não confunda alhos com bugalhos", não parei pra pensar no significado de palavra por palavra. Entendi apenas que não se deveria fazer confusão entre uma coisa e outra, certamente parecidas.
Mas, um belo dia, perguntei a mim mesmo: Afinal, que diabos são bugalhos? E por que alguém iria confundir com alhos? Uma ida ao dicionário não solucionou o problema, mas me deu chance de raciocinar e entender a questão.
Diz o Aurélio que bugalho é "galha arredondada ou coroada de tubérculos que se forma nos carvalhos". Diz ainda que bugalho é o globo ocular.
O que eu queria saber, porém, era a relação com alho. Num átimo, percebi. No popular, bugalhos são bolotas existentes no carvalho, brancas e mais ou menos redondas como os alhos. Daí a possibilidade de alguém confundi-los. Sobre o globo ocular‚ porque também‚ é semelhante ao bugalho, mais ou menos redondo e branco. Por isso, chama-se de "esbugalhados", os olhos bem abertos, brancos como bugalhos. Eu só precisaria saber se esses "tubérculos" do carvalho podem ou não se desprender da árvore e cair no chão. Nesse caso, haveria chance de serem confundidos com cabeças de alho.

  Os amigos que comentaram este post me ajudaram. Especialmente, o português Antônio Pinto de Magalhães, que me esclarece o motivo de uma possível confusão de alhos com bugalho. É que a bolota, fruto do carvalho, é descascada para a feitura da farinha para o pão e fica igualmente branca.

Abaixo, segue a mensagem na íntegra, de Antônio, aqui e mais abaixo, nos comentários.

"A confusão está entre a bolota e o bugalho. Na verdade, a bolota,fruto do carvalho de que e fazia farinha para o pão, depois de descascada é exactamente da cor do alho e sujeita a confusão.
Ora, antigamente e ainda nos meus tempos, aqui em Portugal, chamavam às bolotas bugalhos e, daí o refrão "Não confundas alhos com bugalhos".
O bugalho é uma excrescência que nasce à volta de um ovo de vespa, colocado num ramo de carvalho, e de que o animal se alimenta passa de larva a linfa e de onde, finalmente sai como insecto perfeito. Também acontece o mesmo nos sobreiros e azinheiras.

António Pinto de Magalhães  

20 comentários:

  1. Dahhhhhh... A unica razao para comparar "alhos" com "bugalhos" e' a rima!!!!! Nao tem nada que ver com o objeto em si, apenas com a palavra

    ResponderExcluir
  2. Será que não consegui explicar direito? O alho e o bugalho têm a mesma forma, a mesma cor e, mesmo assim, o anônimo acha que é só por causa da rima que os antigos criaram essa expressão? As frases de efeito sempre usaram as rimas, mas também algo mais que exista em comum entre dois objetos. No caso era a forma. Talvez o dããã!!! tenha sido inadequado e mereça ser devolvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explicou muito bem.Obrigada!!!!E eu ja havia percebido, por que as vezes vc tbem pensa que cogumelos(mashroom )mas nao ,é uma erva danina bem venenosa se come-la

      Excluir
  3. Esse anônimo deve ser burro mesmo, liga não. Gostei de sua breve explicação meu irmão. Neste exato momento fiquei curioso com a expressão que meu pai falou e resolví pesquisar na net. Seu comentário foi bem interessante. Um abraço...

    ResponderExcluir
  4. Perfeito seu entendimento. Devemos parar com isso de usar expressões sem saber o significado ou a origem. Conhecimento nunca eh demais.

    ResponderExcluir
  5. Esse " anónimo" do Dahhhh!!! é burro! Eu particularmente detesto esse " dahhhhhh!. Quando se discorda de qualquer coisa o certo é usar o contraditório e argumentar. Esse " dahhhh" !!! é sinónimo de chico espertismo pseudo moderno e que revela ignorância, incapacidade de construir uma frase com duas palavras. No seu caso, só facto de se preocupar, pensar em investigar a origem do ditado poular já é altamente louvável e o seu raciocinio tem todo o sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe sempre falava esse refrão .Muito 0brigado pela explicaçoes que não foram só uma
      A do olho esbugalhados foi sensacional

      Excluir
  6. Nao confunda alho com bugalho... Seu dahhhhhh

    ResponderExcluir
  7. Não se zanguem, meus amigos.
    A confusão está entre a bolota e o bugalho. Na verdade, a bolota,fruto do carvalho de que se fazia farinha para o pão, depois de descascada é exactamente da cor do alho e sujeita a confusão.
    Ora, antigamente e ainda nos meus tempos, aqui em Portugal, chamavam às bolotas bugalhos e, daí o refrão "Não confundas alhos com bugalhos".
    O bugalho é uma excrescência que nasce à volta de um ovo de vespa, colocado num ramo de carvalho, e de que o animal se alimenta passa de larva a linfa e de onde, finalmente sai como insecto perfeito. Também acontece o mesmo nos sobreiros e azinheiras.
    António Pinto de Magalhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei esta expressão e meu neto perguntou-me. A sua explicação foi ótima!

      Excluir
  8. Todo anonimo é burro. AHAHAHAH

    ResponderExcluir
  9. É mesmo, quem sabe sabe e se identifica.

    Gostei das explicações dos bugalhos e, com certeza, antes de sairmos repetindo frases feitas devemos saber o seu significado.

    ResponderExcluir
  10. Achei a página web "Dicionário de Gíria" bastante profissionall e confiável. A explicação dada quanto ao significado de 'bugalho' não difere muito às já apresentadas denota no entanto mais precisão. 'Saber naão ocupa lugar':-)

    ResponderExcluir
  11. É impressionante. Uma pessoa tem o maior trabalho para pesquisar e compartilhar conhecimento pra vir um ignorante e opinar sem ler e pior, pra não contribuir.
    Antônio, obrigada por seu conpartilhamento. Me sanou uma curiosidade.

    ResponderExcluir
  12. Hoje, passeando com a minha esposa na Feira Nova de Bem Viver MCN Portugal, ao passar por um Carvalho/a colhi um bugalho e perguntei a Ela o que era aquilo e ela desconhecia. Daí nasceu a curiosidade de saber o significado da expressão "não confunda alhos com bugalhos"; cheguei em casa e pesquisando, encontrei o comentário do Sr. Antonio Pinto de Magalhães, a quem dou os parabéns, apenas com uma ressalva: bolota é fruto do Sobreiro ou corticeiro.

    ResponderExcluir
  13. Sim, não há árvores de carvalho no Brasil, mas aqui, muita gente confunde alhos com bugalhos.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que esse "Anônimo" que fica atropelando a discussão sem entender os argumentos é do tipo que saiu em manifestações mascarado quebrando tudo. Eles andam proliferando por toda a parte no Brasil atual, sob os auspícios do nosso presidente da República. Achei ótima a explicação; muito interessante. Aliás, eu procurei no Google uma explicação e encontrei esta. Queria justamente saber de onde vinha a expressão. Muito interessante. Algo que dá ideia do contexto cultural dessa expressão popular, que deve ter se difundido, porque, além disso, tem rima.

    ResponderExcluir
  15. massa mesmo, gostei destes esclarecimentos.
    Abs a todos.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada! Sua explicação foi ótima.

    Parabéns pela página: a curiosidade nos faz caminhar.

    ResponderExcluir
  17. Em um comentário sobre uma notícia quase coloquei: não confunda c.... com b.....Aí pensei melhor e mudei e coloquei exatamente esta expressão alho/bugalho. E depois achei esta explicado além de entender melhor, gostei. Obrigada pela explicação !!!

    ResponderExcluir

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)