quinta-feira, 2 de março de 2017

ORIGEM DOS NOMES DOS MESES III

     MARÇO


Março é o terceiro mês no calendário gregoriano. Surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano e se chamava Martius (Marte), em homenagem ao deus romano da Guerra. No hemisfério norte, março é o primeiro mês da primavera, cujo clima era  propício para o começo das campanhas militares do império romano. 
Em 45 a.C, março deixou de ser o primeiro mês do ano. O imperador Júlio César reformou o calendário criando os meses de janeiro e fevereiro, em homenagem a Janus, deus com um olhar para o passado e outro para o presente, e Februaris, deus da morte e da purificação.
  De Marte, deus da guerra, originam-se as palavras "corte marcial" (foro para julgar os crimes cometidos durante a guerra), e artes marciais (aprendizado de técnicas de defesa pessoal e ataque visando à guerra).


FEVEREIRO
Fevereiro, segundo mês do calendário gregoriano (1502), que se originou do calendário Juliano (45 a.C), que o imperador romano Júlio Cesar reformou a partir do antigo calendário romano, criado no ano VII, antes de Cristo. Nessa época, o ano tinha 304 dias, divididos em dez meses. Começava em março e terminava em dezembro. Com o passar do tempo, o sistema foi ficando defasado porque, na verdade, o ano solar tem 365,5 dias, começava em março e terminava em dezembro. Então o imperador da época, Numa Pompílio, criou então mais dois meses, janeiro e fevereiro, para incluir a diferença de 51 dias.
Para corrigir novas distorções, o calendário romano foi reformado no dia 1 de janeiro de 45 a.C por Julio César, que o tornou um calendário solar, alinhado pelas estações do ano à semelhança do calendário egípcio, já então em vigor. 

A palavra FEVEREIRO deriva do grego "februa" para o latim "februaris", deus da morte e da purificação, retirado da mitologia dos etruscos, povos que habitavam a península itálica, na região da Toscana e uma parte no Lácio e na Úmbria, local ocupado depois pelos romanos. Nesse mês, era feita a festa "februa", onde ocorriam sacrifícios para acalmar os deuses. Primeiro, fevereiro também tinha 29 dias e 30 dias (nos anos bissextos). Acabou ficando com 28 (um a mais em anos bissextos) porque o imperador Augustus, ao botar seu nome no oitavo mês, tirou um dia para que agosto ficasse o mesmo número de dias de julho, criado por seu antecessor, Julius Cesar, que também havia se auto-homenageado colocando seu nome no sétimo mês.

Em inglês, February.
Em espanhol, Febrero,
em italiano, Febbraio, 
em francês, Fébrier.
em alemão, Februar
  

Um comentário:

Dalva M. Ferreira disse...

Interessante, eu nao sabia. Abraco forte.