quinta-feira, 29 de outubro de 2015

HOMENAGEM AO NICO FAGUNDES NA RUA DA PRAIA

A Rua da Praia é como um rio que no dia seguinte já não conta com a mesma água. Batizada de Rua dos Andradas, é conhecida mais popularmente pelo nome antigo, do tempo em que o Guaíba não havia sido aterrado e empurrado, estreitado na direção da cidade homônima. Berço dos casais açorianos, é ainda a principal via de Porto Alegre, foco de grandes histórias, algumas tristes, outras engraçadas, mas quase todas elas fantásticas. Cheia de ladrões misturados a gente decente, a Rua da Praia que já foi local de footing (local de caminhadas recheadas de fofocas, namoricos e golpes.  
           Na terça-feira, a Esquina Democrática, onde os nomes do Borges de Medeiros e dos irmãos Andradas se cruzam, foi palco de uma homenagem ao folclorista, antropólogo, radialista e apresentador de televisão nascido em 4 de novembro de 1934, em Alegrete, e falecido em Porto Alegre, em 4 de junho deste ano. O também alegretense Derli Vieira da Silva, o Chapéu Preto, apresentou uma escultura em madeira que criou para lembrar o conterrâneo autor da letra da música Canto Alegretense.
            - Em janeiro deste ano eu decidi homenagear o Nico Fagundes, autor do hino do Alegrete. Levei seis meses para terminar a obra. Em junho, o Nico morreu e decidi divulgar a escultura. Não é parecido com a fisionomia dele, é apenas uma homenagem pelo grande homem que ele foi.
  A obra, apelidada de Nico pelo autor, tem dois metros de comprimento. Chapéu Preto mostrou-a na Rua da Praia em cima de uma espécie de triciclo que o próprio escritor construiu e o chamou de Cascamóvel Atômico. Em Alegrete, o triciclo é puxado a burro. Na Capital, o próprio Derli o puxa, como ontem, quando desfilou com a sua homenagem pela praça da Alfândega. Depois de estar na Capital, Chapéu preto vai voltar para o Alegrete onde manterá a estátua em exposição no seu ateliê. Na Capital, o artista tem uma outra escultura em exposição. É "O Carteiro", erguido a pedido dos Correios no Bairro Serraria.









Nenhum comentário: