segunda-feira, 1 de abril de 2013

FELIZ DIA DOS BOBOS, FELIZ DIA DA MENTIRA

O 1º de abril, consagrado como Dia dos Bobos ou Dia da Mentira, é tão carismático que não sei como é que esses gênios fazedores de leis não inventaram projeto criando um feriado para esse dia. A arte de mentir se espalha desde o mais humilde cidadão até o presidente da República. Todos os dias, milhares e milhares de mentiras se perpetuam neste país, algumas necessárias, outras ingênuas, inofensivas, mas uma grande parte de um poder de enganação pulula pelo país inteiro. Promessas não são cumpridas desde as das mais altas autoridades as do mais modesto trabalhador. Nem vamos falar nos especialistas nas mentiras que não são, digamos assim, criminosos, nem nos estelionatários que entram e saem das cadeias.
 A mentira é tão popular que existe até um festival para festejá-la, já na 28ª edição, em Nova Bréscia, no Rio Grande do Sul. Só que não se realiza em 1º de abril, mas no fim deste mês.
  Mas o humor é algo que contagia, que alivia dores, apesar de tudo. Por isso, reuni aqui algumas coisinhas relativas à mentira:
* A mentira é o photoshop da verdade feia. (P/Aut)
* A diferença entre a mentira e a ficção é que a segunda não precisa dar explicações. (P/Aut)
* A mentira é a verdade que se esqueceu de acontecer. (Mario Quintana)
* Você pode enganar alguém durante todo o tempo, alguns durante muito tempo, mas não todos durante todo o tempo. (Abraham Lincoln)
* Há três espécies de mentiras: as mentiras, as mentiras sagradas e as estatísticas. (Mark Twain)
* Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade ainda calça seus sapatos. (Mark Twain).
 *A mentira tem pernas curtas, a verdade sempre alcança (Autor desconhecido)
   Em “homenagem" ao Dia da Mentira, veja, em http://migre.me/dW3of, o texto que publiquei, em 2007, sobre o alambrador violinista. Pode ir tranquilamente. Não é pegadinha de 1º de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)