segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CURIOSIDADE: O SUDÁRIO DE TURIM É MESMO O QUE ENVOLVEU CRISTO?

Cientistas italianos garantiram neste dia 5 de outubro que conseguiram construir um manto semelhante ao Santo Sudário de Turim com materiais da idade média. Isso, segundo os cientistas, comprovaria que o lençol venerado como tendo envolvido o corpo de Cristo logo após a Sua morte seria falso. O manto teria sido recriado com a utilização de materiais e métodos que eram conhecidos no Século IX, afirmou o Comitê Italiano para Averiguações Paranormais.
O sudário mostra a figura de um homem crucificado que, segundo os católicos, seria Jesus Cristo. A imagem teria sido gravada no tecido de forma sobrenatural. Em 1988, cientistas usaram o método do Carbono 14 e determinaram que a relíquia seria do século 13 ou 14. Depois, outros especialistas disseram que o teste não era válido porque o material teria sofrido influência de dois incêndios e outros detalhes impedindo uma definição exata da época.
Daí que eu fico chateado. Não com o fato de ser ou não o manto que cobriu Jesus. Aborreço-me porque não consigo mais acreditar em nada. Se Sócrates vivesse hoje, repetiria que "só sei que nada sei". Mesmo com o avanço da ciência, das técnicas de pesquisa, nunca se chega a uma definição. Olhem o caso da chegada do homem à Lua. Depois de tanta discussão, não tenho certeza de que os americanos estiveram mesmo lá. Como São Tomé, só acreditaria se pudesse ver os restos deixados pelos astronautas no satélite natural da Terra. Se uma nova expedição à Lua mostrasse o jipe e a bandeira deixados lá, eu acreditaria. Ou não.

2 comentários:

  1. Me lembrou do meu avô. A gente lá, reunido em torno da tv branco-e-preto, vendo empolgado a chegada do homem à Lua, e meu avô me sai com essa pérola:

    "Tudo gorpe! Oceis num vê que essas coisa da televisão é tudo firmado i dispois eis passa o tar do vidiotei"?

    Bom, a verdade é que a gente é tudo das Minas Gerais, você queria o quê, uai?!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Dalva. Agora os americanos estão bombardeando a lua para saber se há água ou não por lá. Os que não acreditam (o que não é o meu caso)podem utilizar esse fato para argumentar que estão fazendo isso para depois dizer que os bombardeios à lua teriam apagado os resquícios deixados por Armstrong e companhia.
    Já vi tanta falcatrua nesta vida que não sei mais o que é verdade e o que não é.

    ResponderExcluir

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)