terça-feira, 6 de outubro de 2009

CARLOS URBIM, PATRONO DA FEIRA DO LIVRO

Foto de Adriana Franciosi
Nunca, em anos anteriores, fiquei tão contente com a escolha do patrono da Feira do Livro de Porto Alegre como nesta 55ª edição. O escolhido deste ano é o jornalista Carlos Urbim. A minha satisfação não é pelo fato de ser um jornalista, mas pela qualidade do indicado. Trabalhei com Urbim na Folha da Manhã e depois em Zero Hora. Nesse período, tive a grata alegria de conhecer um grande jornalista e um colega irretocável. Carlos Marino Silva Urbim é um ser humano irrepreensível e um poeta talentoso.
Carlos Urbim nasceu em Santana do Livramento em 4 de fevereiro de 1948. Aos 18, mudou-se para Porto Alegre. Fez tanta coisa que eu ficaria vários dias postando aqui os seus feitos. Já passou por inúmeras redações de jornais como Diário de Notícias, Folha da Manhã e Zero Hora (onde trabalhou por 12 anos). Atualmente é editor de multimídia de História da RBS.
Entre os seus livros, destaque para a literatura infantil com O Guri Daltônico e Bolacha Maria e Saco de Brinquedos. Na área de historia, Os Farrapos e Rio Grande do Sul - Um Século de História.


Para homenagear Urbim, reproduzo a poesia Bolacha Maria.




Redondas, fininhas,
bem sequinhas quando novas.
As melhores bolachas maria são as
do armazém da Dona Sílvia,
no final da rua Conde.
Vem embaladas em papel pardo.
Custam dez por um cruzeiro.
Uma a mais é de inhapa.
E logo as onze
se desmancham na boca.



(Observação: coloquei aqui de memória. Não consegui achar no Google nem tive tempo para outras pesquisas. Se eventualmente houver algum erro, arrumarei depois).


ATUALIZAÇÃO EM 1015

Carlos Marino Urbim morreu,aos 67 anos, no dia 13 de fevereiro de 2015 em Porto Alegre, no Hospital Mãe de Deus, onde se recuperava de um aneurisma. Ele não resistiu a mais uma cirurgia.

2 comentários:

  1. A minha homenagem para a Feira do Livro 2009 e, inevitavelmente, com muita honra, ao patrono.


    Feira do Livro 2009

    A 55a. Feira do livro
    fez excelente engajamento
    trazendo como patrono
    Santana do Livramento,
    aproveitem porto-alegrenses
    este raro partilhamento
    onde livros e emoções
    se unem ao conhecimento!

    Helena Toldo
    (51) 97191748
    hellena.toldo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

E aí? Se der tempo, critique ou elogie. Se tiver problemas para acessar, entre como anônimo (e deixe seu nome no final, se quiser)