quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PARA ENTENDER ALGUMAS PALAVRAS DITAS NO ACAMPAMENTO FARROUPILHA

                                 Acrescentado em 1º/10/2011

   Piquete - Originalmente é um pequeno pedaço de campo, próximo ao galpão, que serve para manter os cavalos que são usados na lida. No espaço reduzido de campo, fica mais fácil pegá-los para encilhá-los.
Provavelmente a palavra deriva de "campo picado", isto é, repartido em tamanho pequeno. Por extensão, piquete é um pequeno CTG. No Acampamento Farroupilha, é cada um dos lotes ocupados pelos tradicionalistas.

    Chasque - Era o tipo de correio antigo. Era o sistema de recados e entregas de cargas. Chasqueiro era o cavaleiro encarregado de levar notícias, cartas e objetos de um lugar distante para outro.

   Chaira - Ferramenta de aço para afiar facas. Algumas têm cabo de madeira e a barra de aço, que é usada para ser raspada na faca.


   Mangrulho - É um patamar de madeira tosca, bastante alto, construído para permitir uma visão mais ampla do lugar. De cima da armação, pode-se perceber quem está chegando ou circulando pela área.

   Barbela - Parte do freio do cavalo que passa por baixo do queixo do animal, por assim dizer pela barba, daí o nome.

  Xergão - Peça de pano rústico que fica entre o pelo do cavalo e a parte seguinte do arreio - a carona, que é uma peça de couro sobre a qual é colocado o lombilho ou a sela. Acima vai a cincha (espécie de correia que passa por baixo da barriga do cavalo), o pelego (couro com lã de ovelha, para dar conforto ao cavaleiro), apertado pela sobrecincha.

Tobiano - Cavalo com manchas brancas sobre o pelo escuro ou vermelho. O nome deriva do Brigadeiro Tobias de Aguiar que, em 1842 se reuniu aos partidários do revolucionário farroupilha Bento Gonçalves e presenteou um cidadão de Cruz Alta (RS) com animais de pelo desta natureza.

    Mandalete - Garoto encarregado de levar e trazer recados. Uma espécie de contínuo ou office-boy do campo. Entre outras atividades, fazia o papel do telegrama ou do telefone em tempos antigos. Antes da chegada do celular, o campo tinha o "vou mandar o moleque lá".
   Pilcha - É como o gaúcho chama a sua indumentária. O taura está bem pilchado se usa chapéu com barbicacho (tirinha trançada que prende o chapéu por baixo do queixo), camisa, lenço branco ou vermelho no pescoço atado com um nó (são vários tipos de nós), bombacha, bota de couro e, se estiver a cavalo, esporas. Se está frio, usa um poncho ou um bichará. E um cinto largo de couro chamado de guaiaca com compartimentos para moedas, balas de revólver e outros objetos miúdos.
   Calaveira - Indivíduo viciado em jogo, mais especificamente o de cartas ou do osso.
   Bochincho - Confusão causada por desentendimentos que se transforma em briga.

   Se você tem curiosidade em saber o significado de outros vocábulos ou expressões gauchescas e não conseguiu satisfazê-la pelo google ou dicionários, envie para o Vida Curiosa, que iremos atrás com muita alegria.






Nenhum comentário: